mulher insatisfeita

É hora de descansar?

Fora da janela, o verão é uma época de sol e relaxamento, uma época em que muitos estão tentando melhorar seus filhos. É bom que pelo menos essa razão os faça fugir do trabalho. Mas e aqueles que ainda não têm tais problemas? Afinal, as pessoas não são de ferro e todo mundo precisa de um descanso. Para que você não se rasgue, preparei uma lista de sinais de que seu tempo de descanso já chegou.

Bem, estude esses sinais. E assim que você notar em sua vida, não espere o verão descansar. Afinal, os cientistas estão soando o alarme: em todo o mundo, mais e mais pessoas estão se tornando viciados em trabalho . As razões para isso são diferentes. Acontece que as autoridades pressionam. E acontece que uma pessoa está tentando fazer uma carreira. O único problema é que, ao mesmo tempo, ele experimenta cada vez menos prazer do trabalho.

A perda de interesse, acima de tudo, é perigosa e preocupante para a pessoa em si. Ele pode perder sua motivação para trabalhar, perder sua energia ou até ficar deprimido. Como resultado, a qualidade de vida de um workaholic cai drasticamente.

Do ponto de vista econômico, o excesso de trabalho também não traz nenhum benefício para a equipe e para a empresa. Isso inevitavelmente leva a uma diminuição na produtividade do trabalho .

Eu acho que ninguém quer ter consequências tão destrutivas em suas vidas. Portanto, estude cuidadosamente os sintomas da fadiga inicial. E não se esqueça de organizar um descanso no tempo.

Sete sinais de que é hora de você descansar

Sintoma 1 . Fadiga constante

Se uma pessoa tem uma sensação constante de cansaço, então é hora de ele pensar. Pois a fadiga é um sinal direto de que ele reciclou e é hora de descansar. Ele se levou a tal estado que seu corpo faz o protesto mais decisivo.

Pouco a pouco, uma fadiga workaholic se torna uma companhia constante. A energia que seu corpo acumula durante o sono é muito pequena. Até a noite não é suficiente. Portanto, o corpo pára de ouvir os comandos de uma pessoa e entra no modo de autogoverno.

Em princípio, o organismo está certo: o que uma pessoa razoável pode dizer que se transformou em um limão espremido . Um bom descanso de alta qualidade é uma das maneiras mais fáceis e prontamente disponíveis para restaurar seu potencial energético.

Sintoma 2 . Falta de motivação

Se antes você estava feliz em ir para o seu trabalho, você amava, parecia importante para você, e então tudo desaparecia, então definitivamente você deveria pensar em descansar. Motivação inspira e aumenta a energia. Uma pessoa motivada parece crescer asas atrás das costas.

Portanto, a perda de motivação é um dos sinais mais brilhantes de fadiga. Neste caso, a pessoa ainda pode ficar irritada. Ele pode ficar aborrecido até mesmo pelo que antes era importante e significativo para ele. Pois a exaustão constante esgotou todas as forças do seu corpo. Com apatia e perda de motivação, ele parece dar um sinal de que é hora de descansar.

Assinar 3 . Represente-se com assuntos

Quando a pessoa cansada trabalha mais devagar, sua produtividade diminui. Ele tem que gastar muito mais tempo fazendo as coisas habituais. Naturalmente, ele não tem tempo para fazer tudo o que foi concebido a tempo.

Então, tentando de alguma forma compensar sua improdutividade, ele começa a transferir os negócios pendentes para o futuro.

Assim, ele acumula uma pilha de negócios inacabados. Se ele não parar no tempo, isso pode levar a conseqüências muito sérias.

Além disso, é claro, neste caso, técnicas simples podem ajudar, o que lhe permite acompanhar mais . Certifique-se de conhecê-los e dominá-los com antecedência.

Sintoma 4 . Perda de concentração

Em princípio, muitas pessoas não têm a capacidade de se concentrar . Embora esta habilidade seja muito importante e possa ser desenvolvida se desejado. Nesse caso, a falta de concentração não é sinal de excesso de trabalho.

Mas se antes você pudesse se concentrar com calma em um negócio importante para si mesmo, e então isso se tornou um problema para você, então isso já é um sinal alarmante. O fato é que toda pessoa tem mecanismos internos de defesa. Incluindo eles estão trabalhando para tirar uma pessoa do estresse. Dispersando a atenção e distraindo-a, esses mecanismos parecem indicar que você deve descansar.

Sintoma 5 . Baixa auto-estima

Quando uma pessoa normal entra em uma situação de bloqueio total e percebe que não tem tempo para lidar adequadamente com todas as questões, então, em primeiro lugar, ele tem um sentimento de culpa. Pois ele vê que suas ações trazem colegas e a equipe como um todo. E isso não o faz feliz.

Quando o sentimento de culpa aumenta e se torna permanente, isso leva ao fato de que uma pessoa começa a perder a confiança em si mesma.

Ele acha que realmente não pode trabalhar com rapidez e eficiência. Mas pensar assim é um dos hábitos mais destrutivos que diminui a auto-estima . Naturalmente, a auto-estima de tal pessoa acaba sendo “abaixo do rodapé”.

Sintoma 6 . Irritabilidade

Sobrecarga permanente inevitavelmente leva a colapso e esgotamento emocional. E depois que uma pessoa se desengana de dentro, ela começa a cair fora da sociedade. Primeiro de tudo, isso afeta suas relações com outras pessoas, em particular, ele começa a ter problemas na equipe, seus colegas começam a irritá-lo.

Os cientistas argumentam que existem duas razões para a irritação. Por um lado, uma pessoa vê que ele se tornou pior. Ele tem medo de condenação e começa a evitar colegas. Por outro lado, sentindo o fardo de seus negócios, ele acredita que o resto são apenas ociosos.

Então cuide-se. Se a sua atitude em relação a outras pessoas se deteriorou drasticamente, você perdeu a paciência e começou a “iniciar” rapidamente, se você tem constantes mudanças de humor, então é claramente hora de relaxar.

Sintoma 7 . Insônia

O sono é muito importante para a nossa saúde e bem-estar. O mau sono prejudica tanto a saúde humana como a sua carreira. Não admira que um sonho seja chamado de médico assistente.

Se, apesar do fato de você estar cansado no trabalho, você não consegue dormir à noite, isso já é um sinal alarmante de fadiga cerebral extrema.

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Essa situação, além dos problemas de saúde tradicionais, também está repleta do fato de que as habilidades cognitivas de uma pessoa se deterioram muito ( inteligência lógica ) e a produtividade do trabalho cai drasticamente.

A falta de sono causa sonolência constante. Eu quero dormir o dia todo. Neste estado, uma pessoa não é mais capaz de processar adequadamente as informações, suas reações diminuem. Como resultado, ele começa a tomar decisões erradas. Ninguém precisa de tal funcionário.

Ele está enganado, pois acredita que o trabalho altruísta sem descanso o ajudará a construir uma carreira. Apenas a verdade é diferente:

Só a pessoa que descansa bem funciona bem .

Uma consequência direta da sobrecarga global são todos os tipos de doenças. Quando o corpo esgota todas as suas reservas, o sistema imunológico da pessoa enfraquece e começa a ficar doente com mais frequência.

Muitas vezes, é adicionada uma cor psicológica. Uma doença permite que uma pessoa fique em casa, não para ir trabalhar, o que não o inspira. E ele começa a se alegrar subconscientemente em sua doença. Ou ele começa a fingir, inventar uma doença para si mesmo. Se tais situações em sua vida se tornaram freqüentes, então, é claro, você deveria sair de férias.

Mas é melhor não se entregar à doença. Aprenda a relaxar com prazer  ao longo do ano. E não se esqueça de prestar atenção aos sete sinais que revimos hoje. Assim, você sempre pode perceber claramente o momento em que a fadiga se acumula em você e chega a hora de relaxar.

Aprendendo a relaxar com prazer

Há pessoas que não sabem descansar. Eles estão acostumados apenas a trabalhar e sua ociosidade é irritante, eles quase se sentem fisicamente desconfortáveis. Eles estão constantemente tensos , seus pensamentos estão ocupados apenas com o trabalho, eles não podem esquecer seu “dever” por um minuto. Essas pessoas primeiro precisam aprender a descansar. Pois a tensão é o caminho direto para a doença e a morte.

By the way, o psiquiatra americano Edward Hollowell argumenta que muitas vezes há razões inconscientes por trás da incapacidade de descansar . Em particular, a incapacidade e falta de vontade de realizar seus assuntos familiares. As pessoas, como os robôs, dominam suas funções habituais de trabalho, mas não sabem como melhorar as relações com seus parentes. Eles não sabem o que fazer em casa e sobre o que falar. Seus cérebros funcionam apenas em um modo – todos os pensamentos são apenas sobre negócios.

Portanto, devemos aprender a mudar seus pensamentos para o prazer. E para isso você precisa aprender a relaxar.

Nós lidamos com a rotina

Mas primeiro, você ainda precisa restaurar a ordem em sua cabeça (e em sua casa) em relação às tarefas domésticas constantes. Esta é a vida. De qualquer forma, há muitas pequenas coisas que precisam ser feitas de qualquer maneira.

A ordem na cabeça é colocada em primeiro lugar, porque você não deve fazer uma catástrofe de escala universal a partir da vida doméstica . Não é necessário organizar um “trabalho de sábado de toda a união” todos os sábados em casa, no qual todos os membros da família devem trabalhar. Como um dos leitores escreveu para mim, devido a tamanha pressão na infância, agora ela não pode tolerar a limpeza da casa.

Todos os casos ainda não podem ser desfeitos.

É melhor organizar sua vida para que você não precise de muito esforço para restaurar a ordem. Para fazer isso, siga algumas regras simples.

  1. Cada coisa tem seu próprio lugar. Quando você e sua lição de casa colocar tudo de uma vez, haverá até mesmo ordem em sua casa.
  2. Alocação clara de responsabilidades. Todos os membros da sua família devem saber por que ele é responsável. Mas, ao mesmo tempo, ele deveria ter a liberdade de escolher quando fazê-lo.
  3. A maioria dos casos para tentar fazer no meio da semana, usando a experiência de flyladi  para o planejamento adequado dos assuntos.
  4. Desenvolver um plano para tarefas domésticas e cumpri-lo claramente.

Ao aderir a essas regras, você pode liberar bastante tempo para descansar com prazer nos finais de semana.

Aprendendo a relaxar, relaxando o corpo

Como você pode ver, muitas pessoas não sabem descansar apenas porque simplesmente não aprenderam isso. Agora eles precisam se atualizar.

O caminho mais curto para “dominar” a ciência da recreação é aprender a relaxar pelo corpo. Quando seu corpo alcança um relaxamento completo, você pode entender facilmente o que esse sentimento significa.

Em geral, você precisa confiar mais em seu corpo e ouvir seus sinais. Nossa consciência pensa bem analiticamente, mas às vezes não tem pena de nada. Mas o corpo é o melhor assistente em termos de se perceber no plano físico.

As seguintes três maneiras são melhores para relaxar:

  1. Savasana  – uma postura relaxante da prática do yoga.
  2. Massagem Um bom especialista pode remover rapidamente a tensão e os grampos de seus músculos.
  3. Aromabaths A água morna com bons óleos não só relaxará seu corpo, mas também restaurará perfeitamente o corpo.

Todas essas técnicas serão eficazes se você as fizer não em uma base caso a caso, mas regularmente . Então seu fim de semana será completamente diferente.

Para esta lista também é bom adicionar outro item – meditação . Edgar Cayce  estava convencido de que absolutamente todos deveriam aprender a meditar. Se alguém não sabe como começar, comece com os primeiros passos na prática da meditação . Na seção “Meditação”, publiquei algumas meditações restaurativas muito eficazes. Eu lhe direi com confiança que os uso o tempo todo quando quero descansar.

Comece sexta-feira

Relaxar com prazer não significa que você tenha que se deitar no sofá, relaxar e estupidamente bater palmas com o controle remoto da TV.

Apenas planeje algo para o fim de semana que lhe dará prazer. E não se esqueça de fazer isso. Existem muitos casos desse tipo para cada pessoa:

  • Dê um passeio com seus filhos ou netos.
  • Visite o café favorito de um amigo.
  • Caminhe pela floresta de outono.
  • Tire uma foto.
  • Traga as crianças para o parque.
  • Vá ao teatro.
  • Visite o spa.
  • Deixe toda a sua família em bicicletas fora da cidade.
  • Visite um museu ou exposição.
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Eu acho que você mesmo pode continuar esta lista perfeitamente. Vou pedir para você fazer tudo isso no final. Enquanto isso, quero dizer algumas palavras sobre o programa cultural.

“Performances ao vivo” de artistas são muito enérgicos. Visitando-os, você tem muitas emoções, um mar de energia e descansa muito. Então comece a fazer momentos agradáveis ​​para si mesmo a partir de sexta à noite . Claro, não será toda semana. Mas ainda mais frequentemente organizam para si mesmos tais “noites culturais” – ir a concertos, assistir a teatros, ouvir o órgão na igreja.

Deste ponto de vista, posso dizer com sorte. Em nossa cidade, a massa de lugares para ir. Há belos teatros , pequenas cenas, pequenos teatros de autores. Temos um salão de música de órgão, um conservatório e uma filarmônica.

Recentemente eu gosto de relaxar mais, curtindo música. Então, esta sexta-feira foi novamente na Filarmônica, onde ela ouviu Mozart. Música imortal!

Como escrevi, a música de Mozart  tem um poder extraordinário. Você também pode ouvir o maravilhoso concerto em que estive (encontrei uma gravação dessas). Claro, a gravação é inferior ao som ao vivo. Mas, se não houver outras possibilidades, você pode obter prazer com isso.

Lembre-se que depende apenas de você como você está feliz em sua vida. Organize-o corretamente, aprenda a relaxar com prazer e a felicidade estará com você.

E agora vou pedir-lhe para escrever nos comentários que as coisas lhe trazem prazer e o que você deu a si mesmo neste fim de semana.

Como descansar totalmente no fim de semana

Parece que poderia ser mais fácil do que descansar. No entanto, muitas pessoas transformam o tempo livre em servidão, tendo certeza de que isso é lazer. Como resultado – ainda mais fadiga e burnout. O que impede um fim de semana de qualidade e férias, como planejar férias, que tempo livre de ansiedade e como é bom, descubra com um psicólogo e terapeuta gestaltista Vladimir Selivanov.

Descansando apenas

Um dos problemas mais comuns associados à recreação é o tabu interior do prazer. O homem é impulsionado pela instalação: é necessário ter um bom descanso para funcionar bem. Se o lazer é percebido como um tipo de dever que serve a outra função – o trabalho, uma pessoa em um nível inconsciente proíbe-se de receber prazer. Portanto, quando chega o fim de semana ou as férias, ele não consegue relaxar e fica constantemente preocupado.

“Estar sob o domínio deste tabu, uma pessoa, é claro, está à procura de prazer e encontra, mas não vive profundamente, totalmente”, explica Vladimir Selivanov. – Se você se render completamente ao prazer, o retorno vem – uma culpa de roubo. Desde que uma pessoa acredita que quando ele trabalha, ele faz algo útil para a família, respectivamente – quando ele está se divertindo, ele não se beneficia. Essa é a idéia do falso auto-sacrifício: uma pessoa não se cuida de maneira alguma e se concentra imprudentemente nos entes queridos. A propósito, os filhos de tais pais também formam um sentimento de culpa pelo fato de que suas mães e pais não se importavam com eles mesmos, mas viviam apenas por causa deles. ”

O psicólogo enfatiza: em primeiro lugar, deve-se aceitar o fato de que o repouso é um valor auto-suficiente, um recurso pessoal que deve ser usado para o prazer pessoal.

“Pode ser comparado ao sexo. Muitos têm uma ideia profundamente enraizada de que o sexo é necessário para alguma coisa. Por exemplo, para criar um relacionamento ou auto-afirmação. Mas uma abordagem madura ao sexo é que é necessário apenas por uma coisa – prazer. Ele não precisa mais de nada, todo o resto é secundário. O mesmo acontece com o resto ”, diz Selivanov.

O estereótipo da recreação passiva e ativa

Temos a necessidade de um passivo passivo para dar paz ao corpo. Mas muitas vezes a pessoa precisa de um lazer ativo, e ele, guiado pelo padrão de descanso, relaxa, forçando-se a deitar no sofá.

Alterar o tipo de atividade também é um descanso. Se nos esforçarmos para realizar alguns desejos importantes, o corpo nos recompensa com uma grande força e nova experiência. Além disso, a gestalt inacabada é fechada, isto é, a energia liberada por esse desejo está sendo liberada.

“Recentemente, um amigo meu me contou como ele e seus amigos fizeram um teste para si mesmos – caminhar cem quilômetros a pé de uma cidade até Kiev”, diz Selivanov. – Quase sem parar e completamente sem comida. Ele há muito queria isso. Extremamente extrema coisa, o mais difícil tanto fisicamente e psicologicamente. Nem todo mundo foi a essa distância. Ele passou. E, apesar da fadiga intensa, ele recebeu uma onda de energia que não lhe daria nenhum relaxamento. Ele cumpriu o desejo estimado. E, além disso, foi enriquecido com experiência especial, realizando um feito junto com os outros. Este é um relacionamento profundo e real. É improvável que ele tivesse experimentado isso se, por exemplo, tivesse ido a uma turnê européia padrão, tendo olhado tudo para o topo, sem que ninguém realmente conhecesse e conhecesse.

Ao mesmo tempo, o psicólogo enfatiza que o repouso ativo não deve ser dogmatizado. Se você deseja sinceramente passar seu tempo livre no sofá, não precisa do esforço da vontade para se forçar a aventuras.

“Alguém, por exemplo, não poupa tempo e dinheiro, indo a um concerto de sua banda favorita em outro país, e está cheio de impressões que ele não teria recebido assistindo a um vídeo dessa performance. Mas se o seu verdadeiro desejo é assistir a um concerto do seu artista favorito no YouTube em casa, não precisa de ir a lado nenhum. Você terá mais prazer com esse entretenimento passivo, e não com uma viagem de várias viagens ”, observa Selivanov.

Estereótipo sobre álcool e escapismo

Qualquer desejo deve ser avaliado. Tome álcool, por exemplo. Se estamos lidando com o vício, então tudo está claro. Esta é uma doença que deve ser tratada. Quando não há apego patológico, o álcool pode alegrar o lazer, mas há algumas condições aqui.

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“O álcool trará prazer e benefício se você não comprar bebidas, mas se tornar um verdadeiro conhecedor. Você pode ter, por exemplo, master classes em degustação de vinhos ou encontrar bares onde você pode beber uísque realmente bom, aprender a cultura de seu uso. Mesmo a vodka pode ser bebida de forma sensata – lembremo-nos do Professor Preobrazhensky de “O Coração de um Cão”. Este é outro nível: o álcool trará não apenas relaxamento ou coragem, mas também prazer estético ”, diz o psicólogo.

Mas também acontece que uma pessoa não quer beber nada, mas ele não se encaixa em sua cabeça, como um feriado pode ser sem álcool. Paradoxalmente, muitas pessoas vivem da noção de que beber álcool por uma razão ou outra é um tipo de obrigação. Mas a Ucrânia não é o Cáucaso: em nossa cultura é normal desistir de beber em comemoração – em geral ou em certa quantidade, sem correr o risco de estragar as relações com os outros.

Lembre-se também: tudo é útil com moderação. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os homens consumam não mais do que 40 gramas de álcool puro por dia (cerca de 2 garrafas de cerveja, 100 ml de vodka ou 3 copos de vinho seco) e mulheres – 30 g (1,5 garrafas de cerveja, 80 g de vodka e 2 copos de vinho seco ).

Selivanov enfatiza: o significado do uso do álcool, assim como qualquer forma de recreação, é estar temporariamente em um estado diferente de consciência, mas deve ser entendido que o álcool, os videogames e os mesmos testes extremos podem ser uma forma de escapismo, evitando a realidade. e seus reais desejos. Por exemplo, uma pessoa precisa de comunicação próxima, mas substitui-a por álcool, ou quando joga e substitui em extremo a realização profissional.

Por que o descanso precisa ser planejado

A parte mais importante de uma personalidade madura é a capacidade de organizar os seus prazeres, preparar-se para fins de semana e férias com antecedência, para não se encontrar numa situação em que não saiba o que fazer e gastar tempo com todo tipo de bobagens.

“Se eu souber que, em julho, por exemplo, tenho algo planejado de maneira agradável, esse farol pisca no horizonte e olho para o futuro com mais otimismo, lidar melhor com os problemas do presente. Se não houver tais diretrizes, o futuro é alarmante e estou mais tenso no presente ”, ressalta Selivanov.

Segundo ele, o processo de preparação para o descanso deve ser organizado de modo que, por si só, traga prazer e já faça parte das férias. Por exemplo, se você for praticar snowboarding, você pode estudar essa cultura em detalhes, que tipo de projéteis são, pegar munição e assim por diante. Se tudo isso se transformar em vaidade e causar tensão, então algo está errado no próprio planejamento.

“Ao mesmo tempo, você não deve ter medo de mudar seus planos”, enfatiza o psicólogo. “Se uma alternativa aparecer de repente, para a qual você” incendeia “e perceber que você realmente quer isso, você precisa mudar para ela.”

Neurose de domingo

Assim, os psicólogos existencialistas chamam o estado quando uma pessoa é interrompida da vida diária agitada e, estando sozinha com ele, sente o vazio interior e a mais profunda ansiedade associada à sua mortalidade.

Tentando isolar-se dessas experiências, as pessoas estão começando a inventar ativamente atividades para si mesmas – para assistir TV, sair na Internet e nas redes sociais, ligar para alguém, organizar a limpeza, fazer algum trabalho e assim por diante. Mas fugir de uma ansiedade tão fundamental não é necessário.

“Isso dá uma razão para descobrir, e por que, eu moro”, diz Selivanov. – Tais momentos são bons para explorar seus desejos sinceros. Se você não trabalhar com essa ansiedade, pode intensificar até os ataques de pânico, levando a neurose grave, depressão e doenças somáticas. Quanto mais avançamos do que realmente queremos, mais forte é o medo da morte ”.

9 regras de um feriado perfeito

  1. Se você não puder relaxar completamente, tente entender o que exatamente o incomoda. Vergonha por fugir de suas responsabilidades? Ou, talvez, o medo da incerteza, o que dedicar seu tempo livre (durante a semana, tudo é pintado e controlado)?
  2. Reconheça que o descanso são as horas e os dias que devem lhe trazer prazer. Livre-se de selos convencionais, como conduzi-los. Estude seus desejos, encontre os mais estimados e construtivos, confie e siga-os.
  3. Lembre-se: uma mudança de atividade é um descanso. Mas não se force a ser ativo, se você só quer gastar tempo com um livro debaixo do tapete. E não se force a relaxar quando estiver com sede de provações.
  4. O significado de lazer é mudar temporariamente o estado de consciência de acordo com o que você realmente quer, sem substituí-lo por substitutos e escapar dos problemas.
  5. Prepare-se para descansar com antecedência. Organize este processo para que ele dê prazer. E mudem resolutamente os planos se uma ideia nascer espontaneamente de como gastar o seu tempo livre mais brilhante.
  6. O descanso começa com um sono saudável. Vá para a cama hoje, não no dia em que você precisa se levantar. E pare de se carregar com pensamentos pesados ​​antes de dormir: você dificilmente pode encontrar soluções, mas você irá fornecer pesadelos e não dormir o suficiente.
  7. Tente relaxar antes da fadiga. Não dê ao trabalho toda a energia sem deixar vestígios. Faça pausas curtas durante o horário de trabalho. Por exemplo, cinco minutos de descanso para cada meia hora de estresse.
  8. Se depois do trabalho não houver tempo para praticar esportes ou se você não puder se forçar, vá mais a pé. Caminhar fortalece fisicamente, melhora o humor e ajuda a restaurar a ordem na cabeça.
  9. Ficar sozinho no seu tempo livre e sentindo-se ansioso, não se esconda dessa experiência. Use-o para analisar sua vida e torná-la mais significativa e frutífera.
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