alimentos positivos

Como a alimentação afeta o bem-estar de uma pessoa?

Nos dias de outono, muitas pessoas se sentem piores. No entanto, para lidar com este problema é bastante fácil se você souber certas regras para cuidados pessoais. Eu preparei vários artigos sobre este tópico. Porque existem vários aspectos importantes da nossa vida, dos quais depende o nosso bem-estar. Vou começar esta pequena série com um artigo sobre como o bem-estar de uma pessoa afeta sua dieta.

O aspecto da nutrição não é colocado acidentalmente em primeiro lugar. Hipócrates disse: “Nós somos o que comemos”. E isso é absolutamente verdade. Nossa comida determina o nível de energia interna e o nível de saúde de todo o organismo. Se o corpo recebe menos, naturalmente, tenta informar sobre isso, sinalizando para o dono com dor. É claro que, se algo dói, já é impossível chamar o bem-estar de uma pessoa de excelente.

Perguntas produtos úteis e insalubres, não vamos afetar. Embora a recepção do que não é útil, afeta muito o bem-estar de uma pessoa. Afinal, o bem-estar depende de três fatores inter-relacionados:

  • Não envenene o corpo;
  • dê-lhe utilidade;
  • limpar do prejudicial.

Este tópico é tão extenso que em sua seção é possível escrever volumes inteiros. Agora só nos familiarizaremos com o que é benéfico para o nosso corpo, o que ajuda a pessoa a melhorar seu bem-estar. Se você digitar algo do descrito no hábito, o resultado não o fará esperar por muito tempo.

Formas de melhorar o bem-estar 
com nutrição

Dou-lhe sete dicas sobre como comer para manter seu bem-estar no nível adequado ou melhorá-lo com uma possível deterioração. Todas as dicas são bem simples. Talvez você já saiba alguma coisa (ou talvez esteja familiarizado com tudo). Lembre-se que o principal é não saber, mas agir. Conhecimento sem ação traz resultado zero. Também é importante rever nossas prioridades sobre a importância do que comemos. Pois o valor da nutrição é frequentemente subestimado.

Talvez você encontre neste artigo algo novo para você. Pois não listei apenas os pontos necessários e importantes, mas tentei explicá-los. E também para trazer fatos pouco conhecidos interessantes que podem mudar os estereótipos estabelecidos. Então, se familiarize.

Dica 1. Café da manhã necessário.

O dia deve começar com o café da manhã. Essa verdade é tão antiga que já foi regada. Ainda assim, a maioria das pessoas bebe uma xícara de café pela manhã. E isso é tudo.

Mas à noite o corpo está trabalhando duro. Ele tem muito trabalho importante: limpar toxinas acumuladas (algo que é suficiente em nossa vida), restaurar tecidos e células danificados, reconfigurar sistemas. Se alguém tem maus hábitos , por exemplo, gosta de beber uma bebida forte antes de dormir, então será necessária energia adicional para processar o álcool do corpo. E ele vai recebê-lo – ele simplesmente será retirado de estoques “para um dia chuvoso”.

Um dia agitado começa de manhã, o que requer muita energia de uma pessoa. Um bom café da manhã correto dá força para acalmar, sem lanches não saudáveis, ao vivo para jantar. O café da manhã é a refeição mais importante do dia. A sabedoria popular diz:

Uma xícara de café da manhã não é um café da manhã completo. Com café, você pode começar o seu dia, mas então você definitivamente deveria comer. E no seu cardápio deve ser proteína. Dá ao corpo os elementos necessários para construir novas células. Então você fornece seus “construtores internos” para o dia com todos os materiais necessários. E você deve ter carboidratos. Pois isso é energia.

Na verdade, você precisa conhecer pelo menos os fundamentos de uma teoria de nutrição funcional baseada na ciência . Estude e memorize esta informação. Ela confirmou-se na prática.

Se você introduzir o café da manhã regular em sua vida, muito em breve poderá notar uma melhora em seu bem-estar. Ao mesmo tempo, o desempenho aumentará, a produtividade aumentará, a fadiga desaparecerá da sua vida. O café da manhã irá mantê-lo alegre durante todo o dia. Ele é a base da nossa saúde e aparência.

Dica 2. Consumo regular de ômega-3.

O ômega-3 é um ácido graxo insaturado, essencial para o nosso corpo. Este é outro material necessário para a construção de células. Esses ácidos são membranas celulares. Portanto, a saúde, o bem-estar e o humor de uma pessoa são determinados pelo fato de o ômega-3 ser suficiente em sua comida.

A beleza da nossa pele, a propósito, também depende se o corpo tem o suficiente desses ácidos em estoque. As senhoras provavelmente notaram que havia uma nova tendência nos cosméticos. Muitos cremes populares são posicionados como aqueles que contêm Ômega-3.

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O principal fornecedor de Omega-3 em nossa comida é o peixe. E não tudo, mas dos mares profundos. Lembre-se, nos tempos soviéticos, havia dois dias obrigatórios de pesca por semana. Aproveite esta experiência. Atum, salmão e peixe similar devem estar presentes em sua dieta. Sardinhas, anchovas e nozes também são ricas em ômega-3.

Um dos fornecedores importantes de Omega-3 é o azeite. Veja como otimista e cheio de saúde as pessoas daqueles países onde este óleo é constantemente consumido. Portanto, acostume-se a usar esse óleo específico em sua dieta.

Pessoas idosas lembram que uma vez que todas as crianças tiveram que beber óleo de peixe. Tem um gosto totalmente repugnante. Mas eles beberam. Este é o Omega-3. O óleo de peixe foi prescrito porque, sem uma quantidade suficiente de ácidos graxos insaturados, o corpo da criança não pode se desenvolver normalmente. Porque eles contribuem para melhorar a função cerebral e fortalecer a memória. E também afeta o sistema imunológico. Então, se alguém tem problemas nesses aspectos, então, antes de tudo, ele deve verificar se o Omega-3 é suficiente em sua comida.

Segundo dados científicos, as pessoas que regularmente pescam frutos do mar e peixes vivem 30% mais tempo. Além disso, eles são extremamente raramente preocupados com problemas com o sistema cardiovascular. Quer viver muito e ser saudável ao mesmo tempo, use Omega-3.

Eu não discuto, esses produtos não são baratos, mas há uma solução. Se a sua carteira não permitir a compra de azeitonas, azeite, peixe do mar frio, adicione suplementos alimentares à sua dieta. Aliás, também estou seguindo esse caminho. É mais fácil para mim tomar uma cápsula de ômega-3 a cada dois dias.

Dica 3. Potência fracionária.

Os problemas de muitas pessoas têm suas origens na ausência de uma cultura alimentar. Tradicionalmente, cultivamos as chamadas refeições individuais. Embora haja um estereótipo rígido de “três refeições por dia”, as pessoas tentam “encher seus estômagos” – comer uma vez, mas muito. Como o dia deles começa sem o café da manhã, o almoço é reduzido a uma xícara de chá com um coque, então “tudo de uma vez” é movido para a noite. No jantar, a pessoa finalmente come, comendo ao mesmo tempo tanto que só pode deitar-se.

Organize melhor as suas refeições durante o dia para que haja 4-6 refeições. Não importa o quão surpreendente possa soar para você, essa rotina em si mesma dá força e energia a uma pessoa. Aumentar a frequência dos alimentos fornece ao corpo um fluxo contínuo de energia. Também reduz a probabilidade de que ele comece a armazenar excesso na forma de tecido adiposo. Como isso reduz a carga nos órgãos digestivos, os nutrientes são melhores e mais completamente absorvidos pelos alimentos.

Além disso, o corpo precisa de energia para digerir os alimentos. E considerável. E quanto maior a porção, mais energia é necessária. No final, depois de uma refeição pesada, há um colapso. Provavelmente, você mesmo notou: comeu – e nada mais que você quer (ou não pode) fazer.

Se você dividir sua dieta diária em pequenas porções, então uma massa de energia será liberada em seu corpo e a força aparecerá. Naturalmente, isso vai garantir que você se sinta bem. Devemos nos esforçar para permanecer constantemente alimentados, há pouco, mas frequentemente. Na verdade, os nutricionistas acreditam que é melhor comer algo a cada 2-3 horas. Mas você tem que ficar com um pouco de fome. Afinal, a saturação é geralmente sentida em 15-20 minutos depois de comer.

Outro aspecto importante da alimentação é a nutrição consciente. Não se distraia lendo livros, assistindo a jornais ou assistindo TV. Apenas mastigue a comida completamente, saboreando cada pedacinho dela. A nutrição consciente proporcionará uma digestão mais completa dos alimentos e, portanto, um melhor aproveitamento.

Dica 4. Produtos de cores brilhantes.

Já foi provado que a cor das bagas e frutos é determinada por certas substâncias que estão contidas neles. Portanto, a cor sempre pode ser fácil para determinar o que você deve comer. A cor mostra quão útil é o produto, quais nutrientes ele tem, quais problemas de saúde ele ajuda a evitar.

Todos os alimentos brilhantes contêm polifenóis. Estes são antioxidantes que foram descobertos não há muito tempo – apenas nos anos 80 do século passado. Há alguns anos, essa palavra ainda era pouco conhecida. Agora é amplamente conhecido. E nós sabemos o quanto precisamos de antioxidantes. Mas existem diferentes grupos de antioxidantes. Um dos mais importantes deles é os polifenóis. Eles vivem em plantas, além de muito diversificados. Até o momento, mais de 8.000 espécies conhecidas.

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Antioxidantes – a primeira linha de defesa do corpo. Graças a eles, uma pessoa pode ser saudável, sentir-se bem, estar de ótimo humor e, o mais importante, viver por muito tempo. Às vezes, os polifenóis são chamados – “os sucessores da vida”. Porque eles protegem nosso corpo de muitas doenças.

Talvez você mesmo saiba essa verdade, embora possa não conhecer essa palavra. Por exemplo, ricos em polifenóis são frutos de vermelho, roxo e preto. Este grupo inclui a romã conhecida, uvas vermelhas, mirtilos, amoras, framboesas, tomates, feijões vermelhos, chocolate e muitos outros produtos. Nossas avós ao mesmo tempo aconselharam escolher produtos como cenouras e beringelas, com uma cor intensa e boa. Como você pode ver, não em vão

By the way, no Oriente, há muito tempo prestou atenção à cor dos produtos. A medicina oriental associa certas cores às energias de vários órgãos e sistemas. Além disso, eles acreditam que, dependendo da cor, um determinado produto é capaz de despertar certas qualidades em uma pessoa.

Portanto, inclua em sua dieta qualquer alimento brilhante. Tente usar esses produtos diariamente. Você pode pagar se recusar tais salsichas, margarina, biscoitos, etc. Se esses produtos não são acessíveis para você, os suplementos podem ajudá-lo novamente.

Dica 5. Nutrição adequada durante o exercício.

Todos os atletas sabem o que comer antes do treino, e depois e a que horas fazê-lo. Eles são ensinados isso. Agora muitas pessoas freqüentam academias de ginástica. Mas, infelizmente, não há ninguém falando de nutrição adequada.

Existem diferentes teorias sobre como comer enquanto pratica esportes. No entanto, os princípios gerais são um. Primeiro de tudo, é proibido:

  • Alimentos gordurosos – a gordura impede a entrada de proteínas e carboidratos no sangue.
  • Produtos com cafeína (café, chá) – não permitem descarregar o glicogênio nos músculos e no fígado e levar proteína para a recuperação muscular.
  • Alimentos salgados – eles retêm líquidos no corpo.

Mas, para manter os músculos (e corpo bonito) imediatamente após o exercício, o corpo precisa receber proteína. Na nutrição esportiva moderna, muita atenção é dada a uma variedade de coquetéis de proteína. Eles estão em grande demanda, porque com sua ajuda uma pessoa pode rapidamente dar ao seu corpo todos os nutrientes necessários.

O programa de nutrição de qualquer atleta incluirá necessariamente comer após o exercício (ou um shake de proteína). Esta é a parte mais importante do programa. Sem ela, a pessoa não terá o efeito do treinamento.

A proteína é o principal material de construção do nosso corpo. Após o treinamento, o corpo precisa para a recuperação muscular, porque eles estão em extrema necessidade de nutrientes. A proteína é necessária não apenas para cubos (como alguns pensam). Estudos científicos mostraram que as mulheres perdem peso muito melhor (em 22%) se consomem proteínas depois de um treino. Para uma nutrição adequada, harmoniza o trabalho de todo o organismo.

Eu também uso uma empresa de coquetel de proteína NSP. Em primeiro lugar, minha escolha é determinada pelo fato de ser um produto natural garantido. Além disso, este coquetel é enriquecido com vitaminas básicas (também naturais). Graças a este cocktail, o meu corpo num copo recebe tudo o que é necessário para o seu trabalho eficaz. Estou preparando este coquetel para o kefir, apresentando ao meu corpo mais um benefício na forma de bifidobactérias.

Considera-se que é ideal comer alimentos 30 a 60 minutos antes do início do treino e 30 minutos após o treino. Além da proteína, o organismo deve receber carboidratos complexos. Antes do exercício, os carboidratos irão saturar o corpo com energia suficiente para completar todo o programa planejado. Um esquilo vai apoiar seus músculos. Depois de um treino, as proteínas permitirão que os músculos se recuperem e os carboidratos restaurarão sua força.

A proporção desses nutrientes depende da natureza do treino. Após o treinamento de força – você precisa tomar 60% de proteína e 40% de carboidratos, após o exercício aeróbico – pelo contrário.

Os carboidratos complexos podem ser obtidos de muitos produtos. Uma boa escolha é pão integral e arroz integral. Excelentes fontes de proteína são frango, ovos, atum, peixe.

Dica 6. Lembre-se das bifidobactérias.

Nem todas as bactérias são prejudiciais ao organismo. Existe um tipo especial de bactéria chamada bifidobactéria, que é muito importante para o nosso corpo. Eles vivem nos intestinos. Está cientificamente provado que eles constituem a primeira linha da imunidade humana. Além disso, não só a imunidade, mas também a beleza da nossa pele e o nosso humor dependem da sua quantidade e condição. Assim, o resultado do seu trabalho é sempre visível no espelho. Esta é uma pele limpa e radiante e um sorriso no rosto.

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Mas essas bactérias não são onipotentes. Eles também são vulneráveis. Provavelmente, você ouviu uma palavra como “dysbacteriosis”. Embora este seja um diagnóstico médico, é sobre o boato, pois este é um problema bastante comum. A dibacteriose significa uma condição do corpo quando o número de bactérias boas se torna muito pequeno. Isso leva a distúrbios crônicos do sistema digestivo e, portanto, à não-assimilação de substâncias úteis e necessárias.

Eu não posso compartilhar com você informações muito importantes. No útero, o trato gastrointestinal fetal é estéril. As bifidobactérias colonizam durante o parto, quando o feto passa pelo canal do parto. Com uma cesariana em uma criança, essas bactérias estão praticamente ausentes. Leve esta informação a amigos, porque as seções de cesariana planejadas agora ficaram na moda. Médicos convenientes: prescritos e cortados. E as crianças recebem menos saúde.

O próximo ponto importante – amamentação do leite materno. Somente essas crianças têm bifidobactérias suficientes. É por isso que eles dizem que a amamentação protege o bebê de doenças. Bebês alimentados artificialmente não possuem essa proteção. Eles têm fortes desvios na microflora e precisam de preparações probióticas especiais.

Por isso, mantenha constantemente sua microflora com produtos lácteos fermentados, a fim de evitar o estado deplorável de disbiose.

Dica 7. Como chocolate preto.

Nem todo doce é ruim. Chocolate de alta qualidade é muito útil para o nosso corpo. Esta é uma excelente fonte de energia e excelente nutrição para o nosso cérebro. Não admira que a publicidade esteja repleta de sorrisos e divertida depois de alguém ter mordido um pedaço de algo assim.

Apenas não acredite cegamente em publicidade. Agora um monte de falsificações diferentes com a palavra “chocolate” – branco, poroso, leite, etc. Pegue o preto e veja a porcentagem de cacau em sua composição. Deve ser pelo menos 57%, e assim – quanto mais, melhor.

Cacau contém um certo tipo de antioxidantes, que, como já dissemos, são os melhores defensores do corpo contra várias infecções. Além disso, os antioxidantes deste tipo são benéficos para a pele. É por isso que a manteiga de cacau é tão apreciada pelas mulheres que procuram preservar a frescura da sua pele até uma idade muito avançada. De acordo com estudos, mesmo apenas um par de fatias de chocolate por dia pode proteger a pele do aparecimento de rugas devido à luz UV prejudicial.

Os cientistas ainda não revelaram todas as propriedades maravilhosas do chocolate preto. Mas já foi provado que sua ingestão diária ajuda a combater a síndrome da fadiga crônica e também melhora a memória. E o chocolate preto estimula a atividade cerebral e ajuda o corpo a liberar endorfinas (hormônios da felicidade).

By the way, note que muitos chocolates são muitas vezes encharcados não com chocolate, mas com algum tipo de seu substituto. Eu não sei como alguém, mas meu bom amigo reage muito a tais substitutos. Ela imediatamente vai para esses doces. Um produto de qualidade é “com um estrondo”. Seu corpo aparentemente encontrou uma maneira muito simples de “comunicar” com seu dono. Pois é imediatamente óbvio o que lhe convém e o que não serve, do que é bom para ele e do que é ruim.

Agora você entende o quanto a nutrição afeta nosso bem-estar. Se você ajustar este lado da sua vida, você pode fazer progressos significativos no seu humor. Mas tenha em mente que esse é apenas um dos três aspectos importantes que determinam o bem-estar de uma pessoa. Ao mesmo tempo, é um aspecto necessário. Sem isso, os outros dois também não poderão desempenhar o seu papel. Se você não se ativer a essas sete dicas, irá limitar drasticamente suas chances de sempre se sentir bem. E os dois aspectos restantes serão discutidos em detalhes nos artigos subseqüentes.

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