mulher se conhecendo

Meditação Básica

Conhecer o básico do que você faz é crucial. A base básica são os pilares sobre os quais o conhecimento é formado, e graças aos quais uma pessoa pode construir uma imagem coerente do fenômeno em estudo. Assim, ele pode entender e perceber melhor tudo.

Meditação é um termo misterioso. Por um lado, essa palavra é conhecida por todos – soa constantemente de uma forma ou de outra. Por outro lado, você pode encontrar uma variedade de interpretações da meditação.

E às vezes é muito difícil para uma pessoa inexperiente classificar esse mar de informações e encontrar um grão racional nele. Portanto, vamos lidar com este conceito e ver o que está na base da prática de mediação .

O que meditação significa

A palavra Meditação em si  tem suas raízes em latim – a palavra  meditador , que significa ponderar, pensar .

Por meditação  é geralmente entendida uma longa reflexão sobre o processo, fenômeno ou tema.

A meditação ocorre em um estado de profunda concentração. Ao mesmo tempo, a consciência é desconectada de todos os outros objetos e a pessoa se confunde com o sujeito da reflexão.

Portanto, o conceito de meditação está intimamente relacionado a conceitos como introspecção , contemplação e transe . Às vezes, essa condição é chamada de insight e é experimentada por todas as personalidades criativas: poetas, compositores, artistas.

A coisa mais difícil de dominar a meditação é aprender a focar sua atenção em um único objeto. Afinal, nossos pensamentos tendem a saltar constantemente de um para o outro.

O conceito de meditação pode ser visto em um sentido amplo e restrito. Em um sentido amplo, a meditação é usada para alcançar a melhoria espiritual. Em um sentido restrito, a meditação é entendida como uma prática que é especificamente usada para desenvolver habilidades mentais e mentais de uma pessoa.

Para que a meditação é usada

Para o desenvolvimento espiritual, como regra, praticado em escolas especiais e mosteiros. Aqui meditações são usadas por adeptos para aprender verdades mais elevadas.

Mas a meditação também é útil em seu sentido mais restrito. Especialmente na vida cotidiana. Os efeitos da prática da meditação são muito diversos e, em pessoas diferentes, podem manifestar-se em graus variados.

Sua primeira manifestação – inspiração  – já sabemos. A meditação permite que você penetre no subconsciente profundamente em seu self, onde a criatividade e a intuição nascem.

O desenvolvimento da intuição é a segunda consequência importante da prática da meditação. A intuição nos permite tomar melhores decisões, fazer as coisas certas, escolher os caminhos certos.

A terceira propriedade importante da meditação é o crescimento espiritual de uma pessoa . Mesmo uma pequena classe de meditação tem um efeito cumulativo e, no final, há um efeito de transição da quantidade para a qualidade. Exercícios de meditação de longo prazo levam a consciência a um nível mais elevado de consciência.

Finalmente, as aulas de meditação levam a uma mudança no comportamento, nos hábitos e nas preferências de uma pessoa. E também – para o desenvolvimento de algumas habilidades ocultas, como autocura e controle de suas emoções. A calma interior e a confiança vêm. Uma pessoa muda o gosto estético, desenvolve um senso de harmonia e beleza, aumenta as habilidades intelectuais, desenvolve o pensamento, melhora a memória e ainda há uma série de efeitos positivos .

Parâmetros do processo meditativo

Como os objetivos para praticar a meditação podem ser diferentes, a prática em si pode ser muito diversa. No entanto, existem algumas regras comuns a qualquer ocupação.

Além disso, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  1. Para qualquer prática de meditação, é sempre e primeiro alcançar um estado de relaxamento, quando há uma sensibilidade reduzida a objetos externos, como se eles fossem um desapego deles e de experiências internas externas. Portanto, você deve sempre começar com o desenvolvimento da prática do relaxamento completo .
  2. A duração das aulas não é um parâmetro regulamentado. O tempo pode variar dentro de limites bastante amplos. Mas o mínimo é de 10 a 15 minutos, menos não faz sentido. Personalidades avançadas que praticam a meditação em um sentido amplo, podem estar neste estado por 2-3 horas ou mais (alguns yoga por vários dias ou até vários meses).
  3. A transição em si para um estado de transe pode ser realizada de muitas maneiras diferentes. A prática mais comum é entoar mantras, controle da respiração, orações. Na vida cotidiana, música especial e sugestão verbal são amplamente utilizadas. 
    Um efeito semelhante também pode ser alcançado ao contemplar as águas em movimento, as montanhas e a dança. Todas essas técnicas são amplamente utilizadas. O principal é que esse processo tira a pessoa do poder da realidade e mergulha em transe.
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Na Grécia antiga, eles disseram: ” Conheça a si mesmo e você conhecerá o mundo “. A meditação é uma maneira maravilhosa de conhecer a si mesmo. Todos os outros efeitos da meditação são apenas as consequências resultantes do profundo desenvolvimento interno de uma pessoa. Portanto, use essa ótima técnica  e obtenha seus resultados.

Regras básicas de meditação

Muito está sendo dito sobre meditação agora. Seus benefícios não são mais contestados. E muitos sonham em possuir essa técnica por conta própria. Posso tranquilizá-lo: dominar a prática da meditação está  disponível para todos . Felizmente, agora existem boas explicações explicativas. E a prática em si não parece transcendental.

Mas antes de começar seus estudos, aprenda as  regras básicas da meditação . Então você pode tirar o máximo proveito de suas aulas.

Assim, a prática da meditação  começa com a assimilação de suas regras básicas.

  • As aulas devem ser realizadas em um local tranquilo e isolado.
  • É necessário envolver-se em um estômago vazio, não antes de 2,5 horas depois de comer, leva pelo menos 4 horas depois de uma refeição vigorosa.
  • É estritamente proibido se envolver depois de beber e imediatamente após fumar.
  • Antes da aula, acalme a respiração e relaxe.
  • Escolha uma postura confortável. 
    Existem vários POPS básicos para meditação: – sentado (no chão, nos joelhos, em um banquinho ou travesseiro alto) ou – deitado (“postura morta” ou “postura do cadáver”).
  • Algumas posturas sentadas são realizadas com as pernas cruzadas: nos homens, a perna direita fica no topo, nas mulheres – a esquerda. 
    Ao meditar, a sensação de desconforto físico da postura é inaceitável. Portanto, escolha o que é viável para você e não o distraia da prática principal.
  • Se você está sentado, as palmas das mãos são colocadas de joelhos, em uma “pose morta” suas mãos estão no chão. As mãos podem ser “ fechadas ” (palmas com a parte de trás para cima) ou “ abertas ” (para baixo com o lado de trás da palma da mão).Com a mão aberta, o dedo indicador dobrado e o polegar são unidos em um anel, e os outros três estão apontando para a frente. Isso é chamado de “Jnani mudra” – um dos mais famosos mudras. Aumenta a concentração e a recepção de energia do universo.
  • Comece suas aulas a partir de 5 minutos e, gradualmente, traga-as para 10 a 15 minutos. Mais tarde, esse tempo pode ser aumentado. Mas ainda não é recomendado fazer mais do que 40-45 minutos nos primeiros seis meses 
    Para não se preocupar em desistir, você pode definir um temporizador.
  • Nos primeiros meses, 2-3 aulas por semana serão suficientes.

Quando você terminar seus estudos, não se apresse para começar outro negócio, e mais ainda, negócios vão – comida, assistindo TV, etc. Leia uma oração ou uma passagem de um livro espiritual também. Dê a oportunidade de consolidar os efeitos positivos da meditação.

ATENÇÃO! Não transforme a meditação em uma “ideia-correção”. Para muitos, praticar meditação é apenas um exercício. Então faça-as por diversão!

Se você escolheu a técnica correta de meditação para si mesmo, então um dos principais critérios que confirmarão a correção de sua escolha é o aparecimento de efeitos positivos após as aulas:

  • Aumentar o desempenho
  • Liberdade de desânimo e saudade
  • Melhorando o bem estar físico
  • Encontrando paz interior
  • Fortalecendo a criatividade.
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Não espere por essas mudanças antes de um mês ou dois após o início das aulas. Tudo segue o caminho da acumulação e o sucesso nunca aparece do zero. Seja persistente. Leia atentamente todas as regras básicas . Tente implementá-los claramente. Lembre-se de que, sem uma atitude séria em relação às lições, você não conseguirá nada.

Meditação Simples para Iniciantes

O conceito de “meditação” é ambíguo em si mesmo. Por um lado, as mentes iluminadas interpretam esse processo como algo íntimo e intransferível. Por outro lado, existem muitas práticas meditativas para pessoas comuns. Apenas agora, essas práticas são muito difundidas.

Eles são realmente necessários e úteis, porque são acessíveis a muitos e permitem que muitas pessoas atinjam uma variedade de objetivos.

Com a ajuda deles, muitas pessoas fortalecem sua saúde, expandem as capacidades de sua consciência, melhoram a função cerebral e resolvem muitos problemas psicológicos.

Portanto, use práticas meditativas em sua vida e você definitivamente obterá o efeito de seu uso.

Anteriormente, eu já escrevi sobre as regras básicas da meditação . Quem não leu, releia este artigo. Lá, eu destaquei tudo o que permitirá que você obtenha o máximo benefício do processo de meditação em si. Existem orientações claras para escolher um lugar, tempo, postura …

Hoje, algumas palavras sobre como conduzir meditações simples para aqueles que começam tais práticas. Como regra geral, todos começam as aulas com gravações de áudio feitas por voz. Certifique-se de prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Escolha registros em que a voz do alto-falante que você gosta. Por via de regra, sente-se quase imediatamente.
  2. Escolha registros que o afetem favoravelmente. Isso pode ser entendido se você ouvir a meditação várias vezes.
  3. Não se empolgue. Pratique não mais que uma vez por dia.
  4. Participe ativamente do processo em si. Tente apresentar da maneira mais vívida possível o que o apresentador está falando. Mesmo que você não consiga visualizar, tente imaginá-lo em um nível mental. Com o tempo, você deve obter visualização.
  5. Se você de repente adormecer durante a meditação, isso geralmente pode significar o seguinte:
  • você está cansado sozinho, então você deve fazer sua rotina diária e descarregar-se um pouco.
  • você iniciou o processo de limpeza emocional, o que é bom em si mesmo e não vale a pena prestar atenção.

A arte da meditação de Osho

Como tudo mais, o conceito de “meditação” em nosso tempo mudou muito.

Hoje em dia, a meditação é mais freqüentemente percebida como um conjunto de certas práticas e técnicas que dão à pessoa a oportunidade de expandir sua consciência, aumentar a concentração e ascender a caminhos mais elevados de consciência.

O grande professor Osho argumenta que essa visão do processo de meditação está completamente errada. Ele acredita que a  arte da meditação não é uma técnica, mas CRESCIMENTO e FLUXO .

Ou seja a meditação é um processo e estado. E entrar nesse estado (ou desenvolvê-lo) não é fácil. Porque toda a nossa vida é governada por Sua Majestade a Mente Através das Palavras.

Portanto, os sábios do Oriente, em primeiro lugar, ensinam a parar sua mente e exigem treinamento para evitar a tentativa de descrever verbalmente o mundo. Para fazer isso, você precisa aprender a simplesmente observar, contemplar e sentir o mundo.

Meditação significa viver sem palavras, vivendo sem linguagem.

Mas afinal, nosso mundo sem palavras não existe. E completamente se afastar disso não é possível. Mas você pode aprender a ligar e desligar o mecanismo de verbalização (descrição verbal do mundo). Osho diz que é importante não possuir  o processo de meditação , mas é o controle de sua consciência . Ou seja na verdade, a questão é resolvida: “Quem é o mestre em sua cabeça – você ou sua mente?”. É quando uma pessoa se torna o mestre, então o estado de meditação vem.

As pessoas podem controlar o corpo. Nossas mãos não se levantam sozinhas, as pernas se movem apenas quando andamos. Mas se parássemos, eles também parariam. Mas nossos pensamentos e palavras surgem e se movem erraticamente. E só em um minuto milhares de pensamentos podem passar pela minha cabeça. Na maioria das vezes, esta é uma conversa inútil sobre qualquer coisa que nos afasta da coisa principal e preenche nossa vida com o caos.

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Portanto, devemos ser capazes de controlar nossas palavras e nossos pensamentos. Quando nos comunicamos ou pensamos em algo, eles são necessários. Em outras ocasiões, pensamentos e palavras devem ser descartados.

Nós nem percebemos que palavras matam a vida em nós. Palavras são como fotos. Você é fascinado pelo poder do oceano e fotografou suas ondas. Você viu o vôo de uma águia e tirou uma foto dela. Você foi atingido por uma linda flor – e aqui está outra foto. Mas a foto está morta. Não transmite a grandeza do oceano, a liberdade de voo, a beleza vibrante de uma flor. Para você, essas fotos ainda podem causar as lembranças da reunião, mas, para a outra, serão imagens mortas.

Osho argumenta que se uma pessoa não vive pela meditação, então ele é como um álbum morto . Dentro dela, existem apenas imagens verbais e memórias mas nada foi vivido!

Esse estado de meditação também pode ser chamado de estado de silêncio. E também pode ser desenvolvido, como qualquer habilidade. Mas vamos falar sobre técnicas específicas depois.

Osho sobre mantras e meditação

Anteriormente, escrevi como  Osho  olhava para a meditação . Para Osho, o mantra e a meditação são incompatíveis. Ele entendia a meditação como a arte e o florescimento do homem. As pessoas modernas, ao contrário, estão procurando por certas técnicas de meditação e tentam dominá-las.

Uma vez que a meditação é baseada na purificação da consciência, a maioria das técnicas usadas passa pelo desenvolvimento da capacidade de concentração. E entre eles, o uso de mantras para esses fins é muito popular.

De acordo com Osho, os mantras fazem uma piada cruel em nossa consciência. O cérebro não é capaz de resistir ao tédio da repetição constante, desliga e adormece. Ou seja pronunciando um mantra, uma pessoa se hipnotiza. E então mergulha no sono.

Osho entendia a meditação como existência sem palavras. E ele acreditava que não se deveria estudar técnicas, mas desenvolver a percepção do Intervalo – o momento sem palavras. Para fazer isso, o idioma deve ser desativado. Mas é impossível desligá-lo usando as mesmas palavras. Portanto, repetindo o mantra, não se pode livrar das palavras.

Osho deu uma explicação muito interessante sobre o conceito de intervalo . Como esse é um certo intervalo entre as palavras, é difícil pegá-lo de não acostumado. Mas tudo pode acontecer se você mudar o foco da percepção. Por exemplo, na rua você pode ver os transeuntes e observar o movimento das pessoas. E você pode assistir os momentos em que a rua está vazia e não há pessoas nela. Este é o intervalo .

E quando você está ciente do intervalo, então o próximo passo é aprender como entrar nele, cair dentro. Isso é MEDITAÇÃO . Nesses momentos, você começa a se sentir parte do mundo, como um com ele.

A meditação não está seguindo o sistema, não repetindo nem  imitando .

Assim, o mantra OSHO não o considerou uma técnica obrigatória para se aprender a verdadeira meditação.

PS  Talvez haja uma técnica interessante que conheci no último livro de Robert Jordan “Memory of Light”. Robert Jordan não é esotérico, nem místico, nem nada disso. Ele criou seus romances no gênero de fantasia.

Técnica “Vazio”

  1. Junte todas as suas emoções negativas, algo que entristece e distrai.
  2. Queime-o na chama de uma vela.
  3. Deve ser substituído por uma sensação de calma. Você se torna uma gota de água que cai na lagoa. É como sentir a paz entre piscar os olhos. Esta é a paz do vazio.

Tente praticar com essa técnica. Talvez ajude você a dominar rapidamente as técnicas da meditação de Osho.

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