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Os métodos de relaxamento mais simples

Quando uma pessoa está cheia de energia, ele facilmente lida com todas as suas tarefas. Mas quando seu tom de energia cai, então qualquer ação para ele se transforma em farinha. E para evitar esse estado, é suficiente cuidar do seu corpo a tempo . Pois o nosso bem-estar e nível de energia é largamente determinado ao nível da fisiologia pelo nosso corpo.

Mas, infelizmente, estamos acostumados a prestar atenção apenas quando algo começa a doer. Mas o corpo é capaz de acumular fadiga, sem sequer sinalizar com dor.

Qualquer tensão e emoções negativas, se não tivermos trabalhado através delas, se acumulam nos músculos, formando nelas os chamados “ grampos musculares ”. As braçadeiras podem ser sentidas como uma tensão crônica de alguns grupos musculares. E externamente manifesta-se como fadiga. Muitas vezes esse estado é notavelmente exterior – a pessoa parece estar emburrada e começando a se despir.

Os grampos musculares são perigosos porque a circulação normal é interrompida nessas áreas. Consequentemente, certos grupos de células recebem substâncias menos úteis ou, inversamente, sofrem do excesso de toxinas. Em última análise, os clipes levam à doença. Que tipo de felicidade podemos falar se uma pessoa constantemente experimenta desconforto de sua condição?

A maneira mais fácil de evitar essas conseqüências lamentáveis ​​é introduzir uma prática diária de relaxamento. A pessoa que conhece técnicas de relaxamento pode relaxar efetivamente. Assim, durante suas férias, ele pode recuperar rápida e efetivamente suas forças desperdiçadas, ativar seu potencial energético e melhorar seu trabalho.

Vejamos as quatro técnicas de relaxamento mais simples que você pode aplicar todos os dias. Eles ajudarão você a relaxar e se recuperar melhor.

Método 1 . Relaxamento com a respiração.

Por muito tempo, exercícios respiratórios são considerados a base para qualquer técnica de relaxamento .

A prática é realizada em um lugar isolado, em uma posição confortável, com os olhos fechados. Concentre-se na sua respiração, sinta seu ritmo e profundidade. Observe cuidadosamente enquanto o ar entra nos pulmões e depois os deixa.

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Então imagine que o ar entra no seu corpo, não apenas desta maneira, mas diretamente através da pele do seu corpo.

No começo, sinta como a mão direita “respira”. Imagine que existem muitos pequenos orifícios na pele através dos quais o ar entra e sai. Observe atentamente as sensações de quão facilmente o ar flui através da pele.

Observe a sua mão até sentir um relaxamento completo da mão. Talvez você precise de alguns dias de treinamento para aprender a fazer isso rapidamente.

Depois, você pode relaxar o braço esquerdo, as pernas, as costas e o pescoço. É muito importante capturar as partes do corpo através das quais o ar, por assim dizer, “não passa”. Eles devem estar especialmente concentrados e tentar alcançar sua “patência”.

Método 2 . Relaxamento usando a imagem.

Esta prática é baseada em técnicas de visualização . É agradável fazê-lo, especialmente sob a música apropriada para meditação.

Primeiro você precisa encontrar suas imagens que o ajudem a se sentir relaxado. Por exemplo, estas podem ser imagens:

  • Você literalmente derrete no sol quente em uma espreguiçadeira perto do mar.
  • Você se aquece em uma cama macia.
  • Você está deitado em uma nuvem fofa e macia.
  • Você está relaxando em uma rede entre as árvores tropicais.
  • Você vai tomar banho.

Não pare apenas no listado. Procure a imagem mais próxima de você. Deixe de lado sua imaginação, deixe-a desenhar imagens da maior felicidade. Talvez você até encontre várias dessas imagens. Analise como eles mudam seu estado. Você pode até criar um “filme” inteiro de tais imagens.

Não saia da sua imagem relaxante. Considere todos os detalhes, sinta todos os seus sentimentos. No futuro, pode chegar um momento em que será suficiente lembrar-se da sua imagem. O próprio corpo relaxa ao nível da memória muscular.

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Método 3 . Relaxamento com a sugestão de palavras.

Essa técnica também é chamada de treinamento autogênico ou auto-hipnose . É muito bem adequado para aquelas pessoas que confiam apenas na lógica.

As aulas são conduzidas de acordo com as fórmulas especiais de auto-sugestão, que são preparadas independentemente ou prontas. Então eles são gravados em disco ou memorizados.

Como o relaxamento muscular está associado a uma sensação de calor e peso, essas palavras devem necessariamente estar entre as frases “relaxantes”. Comece as aulas relaxando sua mão direita:

“Minha mão direita está relaxada … É pesada e quente … Cada dedo se torna mais pesado … Eu sinto o peso do pulso da minha mão direita … Minha mão direita está relaxada.”

Então você tem que mudar para outras partes do corpo. As fórmulas devem ser pronunciadas lenta e silenciosamente. Ao mesmo tempo, concentre-se em seus sentimentos. É importante pronunciar poucas palavras simples. Com a ajuda de fórmulas, você associa o relaxamento do seu corpo com certas palavras. Em última análise, você pode alcançar uma situação em que alcançará um relaxamento completo com apenas uma frase: “Meu corpo está relaxado”.

Método 4 . Relaxamento usando tensão.

Este método é baseado em um padrão fisiológico simples do corpo: após uma forte tensão muscular , o relaxamento muscular ocorre automaticamente . O treinamento começa, como de costume, com a mão direita.

Comece devagar, mas com a maior firmeza possível, aperte a mão direita no punho, depois no cotovelo. Concentre todos os seus esforços nesse movimento e, em seguida, abra bem a mão – ela deve ficar pendurada como um chicote. Lembre-se de seus sentimentos e anote quanto tempo o relaxamento “segurou” na sua mão.

Da mesma forma, relaxe outras partes do corpo. Pernas relaxam bem, sentado em uma cadeira. Eles precisam levantar um pouco e direcionar fortemente os pés para si mesmos. E, para relaxar os ombros, você precisa “puxar” os ombros para os ouvidos, tanto quanto possível.

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Deve notar-se que esta técnica não é adequada para todos. E se isso lhe causar desconforto, escolha uma forma diferente de relaxamento.

Como você pode ver, você pode encontrar métodos de relaxamento muito simples . Você pode usá-los de acordo com a técnica descrita, ou elaborar seus próprios exercícios que melhor atendam ao seu corpo. É muito importante realizar seus primeiros treinamentos no mesmo lugar. Dê a si mesmo um “lugar de descanso” específico. Gradualmente, o corpo vai se acostumar com o fato de que é confortável aqui e você pode relaxar. Então você só precisa se sentar neste lugar para sentir o relaxamento.

Todas essas técnicas requerem algum tempo para dominar. Nosso corpo tem inércia e é capaz de “lembrar” apenas com o tempo. Mas, tendo dominado estas práticas, mais tarde será capaz de alcançar rapidamente um estado de relaxamento e descanso.

Então aproveite para aprender um técnico. Mesmo que dedique de 5 a 10 minutos por dia às aulas, você aprenderá rapidamente como alcançar o relaxamento.

Escolha o método que permite que você relaxe mais rapidamente e inicie suas aulas agora mesmo.

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