O poder da desconcentração

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crianca brincando
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Hoje vamos falar sobre uma técnica que o ajudará a se aproximar do desenvolvimento do nível de meditação sobre o qual Osho está falando . 

Além disso, essa técnica efetivamente desenvolve o pensamento de uma pessoa e é amplamente usada para desenvolver o nível de sua atenção. Chama-se  desconcentração,  pois descreve o processo oposto a toda concentração usual. 

A desconcentração foi inicialmente considerada simplesmente como uma das técnicas. No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se que, em princípio, esta é a base com base na qual muitas outras técnicas são desenvolvidas.

Essência da desconcentração

Se Concentração está focando (focando) em uma coisa . Então, com a desconcentração , ocorre uma distribuição uniforme de atenção para uma variedade de objetos . Como dizem, “eu vejo tudo”. Além disso, uma pessoa pode imediatamente prestar atenção ao que ele vê, o que ouve e o que toca. 

A atenção, por assim dizer, é distribuída entre todos os sentidos, e a pessoa fica completamente aberta a tudo o que acontece dentro e perto dele. E, ao mesmo tempo, a atenção não é direcionada para nada concreto. Ou seja um estado de contemplação surge .

Em princípio, esse estado é muito próximo do que Osho tinha em mente quando falava de verdadeira meditação. É nesse estado que a percepção holística do mundo é alcançada.

Quando a consciência está constantemente focada apenas na seleção de objetos individuais, a percepção do mundo é fragmentada, Osho chama essa vida de “ álbum de fotos morto ”. Quando a desconcentração ocorre, a fusão da consciência com o mundo exterior e a percepção de si e do mundo como um todo.

Técnica de desconcentração

O mais importante nessa técnica é aprender a se afastar da “pista da atenção em uma coisa” e passar para a percepção livre de toda a imagem do mundo. Então aqui vamos nós.

  1. Tome uma posição confortável. É melhor sentar em uma posição reclinada em uma cadeira. Sinta-se dentro do estado de preguiça feliz. Tomamos algumas respirações e respirações silenciosas e sintonizamos.
  2. Escolhemos um objeto à nossa frente, fixamos nossos olhos nele e imediatamente o soltamos, deixando-o mover-se livremente por toda a sala. Não controle os seus olhos, deixe-os mover-se espontaneamente. Solte a sua atenção em vôo, deixe-a envolver tudo ao redor, como “eu vejo você, então o que …”.
  3. Assim que os olhos parecerem cansados, feche-os por alguns segundos para descansar.
  4. Depois abrimos os olhos e descansamos os olhos no vazio à nossa frente a uma distância de 2-3 metros. Seus olhos estão parados, não pisque e olhe para o espaço à sua frente.
  5. Depois de algum tempo, esse vazio começa a se encher de manchas coloridas ou algum tipo de neblina. Pode até haver um sentimento de “realidade diferente”. Mas seu objetivo não é esses efeitos, lembre-se de que sua tarefa é aprender a “apenas observar”. Portanto, não concentre sua atenção neles.

Para desenvolver a técnica de desconcentração ao máximo, é necessário fazer isso todos os dias por 15 a 20 minutos.

Fonte:

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