homem na corda bamba

Como manter o equilíbrio

Hoje, aquele que rapidamente encontra contato com os outros e responde às mudanças, é guiado em tendências e tecnologias, é bem sucedido. O mundo é dinâmico demais e muitas vezes não temos tempo para mudanças. Pensamentos saltam, é praticamente impossível pegar o significativo no alvoroço – e então a tensão nervosa cresce. Várias maneiras de reduzir a ansiedade e trazer nervos em ordem.

1. Analise os pensamentos

Assim que você sentir que uma onda de pânico e excitação está cobrindo você, concentre-se no que você percebeu neste momento. Ansiedade recua se uma pessoa faz pelo menos uma tentativa de superá-lo:

  • 1. Reconheça sua condição: “Sim, eu entro em pânico, me preocupo, quase choro, etc.”
  • 2. Tente encontrar a causa dessa emoção.
  • 3. Expanda, detalhe sua resposta: “Por que exatamente tenho medo de ligar / escrever / ir ao médico / falar / assumir a tarefa?” Etc.

No grito interior você ouvirá sua própria voz de sanidade. Isso sempre acontece assim – entender suas emoções muda o cérebro para o modo de pensamento racional. Para o experimento, você pode até mesmo ligeiramente desencadear o pânico, especialmente aprofundar a excitação, mas o cérebro tem que trabalhar com a causa. Frio e racional. Uma onda de pânico vai recuar por si só.

2. Respire profundamente

Para verificar, comece a respirar rápida e rapidamente – o pulso aumentará em frequência e uma onda de ansiedade irracional cobrirá você. Mas respirações lentas para o cérebro são as mesmas que o estado de relaxamento e repouso. Em um momento crítico, concentre sua atenção no processo – inspirando pelo nariz, exalando pela boca – e sentirá como o estresse está gradualmente diminuindo.

3. Estar presente

Começamos a nos preocupar quando olhamos para os sucessos do passado e refletimos sobre as perspectivas para o futuro. E muitas vezes estamos divididos entre o primeiro e o segundo, evocando uma sensação de falso perigo com nossos pensamentos. Pegue seus pensamentos, literalmente devolvendo-os para hoje, aqui e agora, onde tudo é bom e pacífico.

4. Desista do controle de tudo.

As pessoas estão tentando controlar absolutamente todos os processos de suas vidas e, ao mesmo tempo, a vida de seus filhos, amigos, funcionários – o cérebro procura criar uma sensação ilusória de segurança para reduzir o estresse, a ansiedade e às vezes até a dor. Para não criar situações nervosas, deixe de controlar esses processos que você não afeta, descarte o falso senso de responsabilidade por tudo. Concentre-se apenas no que é verdadeiramente seu, no que é verdadeiramente importante.

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5. Evite a incerteza.

Se nos recusamos a tomar decisões, nos tornamos descontentes descontentes que não vivem suas vidas. Mas mesmo as decisões mais insignificantes aumentam a auto-estima, provando que somos capazes de nos administrar, nosso tempo, sair do controle e do cuidado de outra pessoa, alcançar nosso objetivo. O cérebro no modo de pensamento racional, acostumado a tomar decisões, não produz ansiedade e mau humor.

6. Recuse o perfeccionismo

A excitação geralmente ocorre devido a altas expectativas. Nós nos esforçamos para sermos os melhores pais, para nos tornarmos o número 1 em nossos negócios, fazermos um passeio inesquecível, sonhar com um negócio ideal. Aceite o fato de que não há coisa perfeita. Então, é melhor ser apenas um bom homem de negócios que todos os dias realiza seu grande sonho do que permanecer inativo e perder dias. É melhor ser um pai compreensivo do que um tirano que se esforça para dar o melhor “porque eu não tive tal coisa na minha infância”.

Por que você não deve estar muito ocupado sempre

Segundo a lenda, Júlio César tinha um presente incomum – ele poderia fazer várias coisas ao mesmo tempo e, o mais importante, sem sacrificar a qualidade. No mundo moderno dos prazos corporativos, às vezes parece que os patrões querem levantar uma pequena cópia do grande imperador em quase todos os funcionários, forçando-os a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Esse fenômeno é chamado de multi ou multitarefa e é ativamente estudado por especialistas. A principal questão de pesquisa é se a montanha de questões urgentes garante a eficácia de uma pessoa? Vamos descobrir.

Multitarefa: uma abordagem científica

A capacidade ou incapacidade das pessoas de fazer várias coisas ao mesmo tempo simplesmente não dá descanso aos cientistas. Em um estudo recente, ainda foi possível estabelecer um fato curioso – na verdade, nenhum de nós pode se envolver simultaneamente em dois empregos ou projetos ao mesmo tempo. E o que costumávamos chamar de multitarefa é apenas a capacidade do cérebro de alternar rapidamente entre tarefas e gerar soluções para cada uma delas. Assim, a história sobre Júlio César é mais uma invenção do que a verdadeira verdade.

Além disso, os cientistas provaram que os trabalhadores que possuem a capacidade de realizar com sucesso várias tarefas ao mesmo tempo demonstram resultados muito piores do que a equipe que teve a sorte de realizar uma tarefa específica. Goste ou não, e nosso cérebro é aguçado processando apenas uma operação, mas a 100%. Se ele for forçado a mudar, então o desempenho, respectivamente, cai. Você, provavelmente, notou que você não pode falar com o mesmo nível com sucesso e, ao mesmo tempo, perceber as informações que você lê na tela do monitor. Você tem que mudar, responder fora do lugar ou reler a sentença várias vezes.

A alternância bem-sucedida entre as tarefas é possível, mas leva cerca de 15 minutos para ser concluída. Se você acha que depois de uma pausa para fumar com os colegas, você pode retornar imediatamente ao preenchimento do relatório, esqueça essa ideia.

Há outro fato interessante que não podemos deixar de mencionar. Estudos mostram que a troca bem sucedida entre tarefas é possível, mas uma pessoa precisa gastar cerca de 15 minutos com isso. Em outras palavras, se você acha que depois de uma pausa para fumar com os colegas, você pode imediatamente retornar ao preenchimento do relatório, esqueça este empreendimento. Muito provavelmente, você precisará de tempo para se reestruturar novamente de maneira funcional. Mas vale a pena notar que essa teoria não se aplica à música. Você pode ouvi-lo no trabalho.

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Multitarefa: uma abordagem prática

Em geral, os cientistas acreditam que todas as pessoas, de uma forma ou outra lidando com multitarefa, podem ser divididas em três grupos condicionais.

O primeiro grupo é daqueles que são forçados a fazer tudo de uma só vez, porque a alta produtividade é a única maneira de não perder uma posição e subir mais alto.

O segundo grupo – essas pessoas, possivelmente, nem sequer suspeitam que estão lidando com multitarefa. No processo de trabalho, eles podem, sem completá-lo, correr para checar e-mails ou redes sociais. Familiar?

O terceiro grupo – aqueles que têm orgulho de sua capacidade de trabalhar com tudo de uma só vez. Mas eles não acham que essa abordagem reduz sua própria produtividade e, possivelmente, perde dinheiro.

Mais uma vez, a multitarefa não é uma boa ideia. Mas, se for impossível evitá-lo por algum motivo, tente usar várias técnicas que facilitam muito a vida.

Plano Falar sobre como pintar seu dia e assuntos urgentes é tão antigo quanto o mundo, mas muitos de nós ainda seguem o fluxo e preferem apenas reagir a eventos acontecendo aqui e agora. Isso é fundamentalmente errado. Com informações sobre o que precisa ser feito durante o dia, você saberá o que preparar. E não se esqueça de deixar uma margem de tempo de força maior (pelo menos 20%).

Delegado. Se você não tem tempo para fazer algo por conta própria, não tenha medo de passar essa tarefa. E o mito comum de que a qualidade sofre de delegação é absolutamente infundado. Se você configurou a tarefa corretamente, depois de descrevê-la em detalhes, estabelecer pontos de controle intermediários, então você pode contar com um resultado bastante decente.

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Concentre-se. Quantas guias do navegador estão abertas agora? Cinco? Dez ou mais? Deixando apenas um – o mais importante, sem o qual você não pode fazer o seu trabalho. Tente reduzir a quantidade de informação que você percebe em uma unidade de tempo. Quanto menos você se distrair com artigos interessantes, não no caso, os melhores resultados serão alcançados.

Mova-se Mude de emprego se houver essa oportunidade. Especialmente bem este princípio funciona para aqueles que trabalham remotamente. Não fique acordado, seja móvel, use todos os recursos. Isso ajudará a relaxar, trocar, mas manterá atenção e concentração.

Fique. Sim, sim, todos vocês leram direito. De tempos em tempos, fazendo tarefas paralelas em paralelo, “pressione o freio” e nos deixe descansar. Nesses momentos, vale a pena definir prioridades nas tarefas, relaxar e tentar mudar. Tente evitar estresse desnecessário e excesso de trabalho. Mesmo as questões mais urgentes podem ser feitas para esperar.

Quando este material estava quase pronto, nos deparamos com um artigo que multitarefa, na verdade, nem sempre é tão ruim. Pelo contrário, nos faz mais felizes e dá uma sensação de plenitude de tarefas e satisfação no trabalho. Talvez isso seja verdade. Mas cada um de nós deve decidir por si mesmo se deve ou não assumir demais. A principal coisa – não exagere e mantenha um equilíbrio. Então tudo se torna possível.

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