homem no computador

Como se manter saudável trabalhando no computador

A Internet deu às pessoas amplas oportunidades e abriu o maravilhoso mundo dos negócios na Internet. Estes incluem com grandes esperanças. Muitos concordam em sentar-se no computador dia e noite para ter sucesso. Mas, ao mesmo tempo, esquecem que, ao fazer isso, prejudicam a saúde.

Vamos falar sobre como economizarinfobsmenmenu saúde para se sentir constantemente bem e não trabalhar principalmente para os médicos.

Este artigo não é um tratado médico chato. Seu objetivo é apenas chamar sua atenção para os pontos mais fracos que sofrem com o trabalho prolongado do computador. Você também encontrará aqui dicas simples sobre como manter sua saúde por mais tempo.

Como se manter saudável, 
trabalhando com uma tela

Os médicos têm um ditado curioso: ao escolher uma profissão, você escolhe uma doença . Nós todos sabemos que existem doenças ocupacionais de mineiros, carregadores, professores, atletas, etc. Assim, para qualquer info-business, existem problemas muito reais associados às peculiaridades de seu trabalho. Eles afetam partes tão importantes do corpo como:

  • olhos;
  • espinha;
  • pescoço;
  • mãos e dedos;
  • veias nas pernas.

Neste artigo, vamos apenas passar por estes pontos um por um e ver como sérios problemas nesta área podem ser evitados.

Item 1. Olhos

Não faz muito tempo, a parte mais perigosa dos monitores de computador foi considerada. Até o trabalho no computador era considerado algo prejudicial. Para esses trabalhadores, havia recomendações especiais. Lembro-me da programação que estava pendurada em nossas bilheterias para bilhetes pré-venda de trens. Com o tempo, claro, tudo foi simplificado.

Novos dispositivos são seguros. Eles não têm mais radiação eletromagnética perigosa. Mas, no entanto, nossos olhos continuam a sofrer com a tela.

Porque uma pessoa está acostumada a ver o mundo em luz refletida . Nós distinguimos e vemos objetos devido ao fato de que a luz é refletida deles. Mas na tela do monitor a imagem é composta de pontos luminosos e se torna um teste real para os nossos olhos. Como resultado, se ele passa muito tempo atrás da tela, sua visão começa a cair, há uma sensação de queimação em seus olhos, eles ficam vermelhos e feridos.

Mas esses problemas podem ser evitados se você seguir regras simples de trabalho: não se sente perto da tela, não defina o brilho e o contraste máximos, mantenha a tela limpa, tenha iluminação lateral e não se sente no computador no escuro. Todas essas regras elementares podem realmente salvar seus olhos.

E, claro, nossos olhos, como todo o corpo, precisam de treinamento muscular . Estes exercícios ajudam muito bem, apesar de serem muito simples:

  1. CABRAS Feche os olhos, feche os olhos a um ritmo rápido 10 vezes e depois pisque 10 rapidamente.
  2. OITO Com os olhos fechados, desenhe a figura 8 e, em seguida, a horizontal oito.
  3. FIGURAS Com os olhos fechados desenhe um retângulo, círculo, oval, quadrado.
  4. NÚMEROS Com os olhos fechados, desenhe números de 1 a 5 e de volta.
  5. ESTRELAS Feche os olhos com as palmas das mãos e imagine que você está olhando para as estrelas no céu noturno.
  6. CALOR Fortemente esfregue as palmas das mãos até que fiquem quentes. Em seguida, pressione-os para os olhos por 1-2 minutos.
  7. TRANSIÇÃO Ao nível dos olhos, desenhe um pequeno círculo na janela com uma caneta de feltro vermelha (diâmetro de 3 a 5 mm). Torne-se 40 cm dele e olhe para qualquer objeto distante fora da janela. Então, lentamente, olhe para o círculo e novamente. Faça tudo devagar, mantendo os olhos em cada item por 5 segundos.

Os médicos recomendam a repetição desses exercícios três vezes ao dia. Há também uma auto-massagem muito eficaz  da prática de Qigong. Na China, é estudado por todos desde muito cedo. Portanto, aconselho que você domine esta técnica.

Apesar de toda a sua simplicidade, os exercícios e a automassagem são muito eficazes para manter a visão. Assim, todo homem de negócios é absolutamente necessário. Não se esqueça dos seus filhos. Ensine-os a fazer esta ginástica e cuide da sua visão. Afinal, eles também se sentam atrás da tela muito tempo.

Item 2. Coluna

Os médicos chamam brincando a posição do corpo em que as pessoas geralmente se sentam no computador, a ” postura de uma girafa “: a parte de trás é dobrada, o tronco inclinado para a frente, a cabeça estendida para o monitor.

Como resultado, é evidente que a dor nas costas e no pescoço, bem como as enxaquecas, são inevitáveis. Então um homem está arruinando sua espinha. Com o tempo, sua postura é perturbada. As estatísticas dizem que, após apenas dois anos sentado em um computador, 85% das pessoas adquirem osteocondrose.

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Você pode evitar isso levando um estilo de vida ativo. E todos os bons conselhos que você conhece há muito tempo, embora muitos não os sigam. Em princípio, existem apenas duas dicas: intervalos no trabalho e caminhadas.

Caminhar a pé é geralmente considerado a principal garantia de saúde da coluna vertebral. Estudos mostraram que as pessoas que têm cães sofrem de osteocondrose com muito menos frequência. Então, tente andar todos os dias ao ar livre por cerca de 1,5 a 2 horas.

Organize seu local de trabalho corretamente, selecione a altura da cadeira, a profundidade do assento, a distância do teclado e da tela. As costas devem estar retas. Mas a coisa mais importante para as nossas costas não é congelar por um longo tempoem uma posição. Faça pausas regulares para se levantar e se mexer, estique-se um pouco.

Há algumas poses que permitem relaxar e descarregar sua coluna com eficácia. Você pode fazê-las no meio do dia, quando já está muito cansado.

E em outro momento apenas ande ou faça alguns exercícios simples. Por trás do computador, é fácil se deixar levar e não perceber os sinais de fadiga que alimentam seu corpo. Portanto, a maneira mais fácil de organizar seu trabalho no sistema 45/15 . Então você sempre pode encontrar tempo para as aulas.

Bem regularmente apenas pendure na barra horizontal. Isso ajudará a alongar a coluna e a endireitá-la. Para estes fins, há um simulador especial em casa – placa Evminov.

Então, hoje você aprendeu um pouco sobre como se manter saudável enquanto trabalha no computador. Na próxima parte, veremos outros pontos. Talvez eles não sejam tão famosos quanto estes. Mas, no entanto, os médicos estão soando o alarme às suas custas. Mas por que, leia sobre isso.

Item 3. Pescoço

Aquelas pessoas que trabalham em um computador por horas sabem bem como seu pescoço está entorpecido e dolorido.

Se você tiver tanta dor, primeiro, preste atenção em como seu monitor está instalado . Existe uma regra chamada “linha do meio”: a linha do meio do teclado, monitor e corpo devem coincidir entre si. Caso contrário, os músculos do lado do pescoço de um lado ou do outro se esticarão.

Além disso, o monitor deve estar na altura correta. Check it out é fácil. Primeiro, marque o local onde você mais parece. Então feche os olhos, vá embora várias vezes de cima para baixo e abra os olhos. Se o monitor estiver instalado corretamente, seu olhar será interrompido no ponto marcado.

Para evitar que o pescoço doer, faça pausas curtas com mais frequência. Para não esquecê-los, organize seu local de trabalho com antecedência para que você tenha que se levantar com frequência – para o telefone, a impressora ou os documentos necessários. Escreva em letras brilhantes em uma folha de papel “A cada hora – 5 minutos de descanso !”. Esta folha deve estar constantemente na frente dos seus olhos.

Mas é melhor organizar seu trabalho no sistema 45/15 . Então você vai ter pausas quando você pode romper com o computador. Não esqueça fazendo uma pequena ginástica do pescoço:

  • puxe o pescoço para a frente algumas vezes;
  • vire à esquerda e à direita;
  • incline-o para frente e para trás e para a esquerda e para a direita.

Item 4. Dedos das mãos

Se uma pessoa passa muito tempo no computador, então suas determinadas articulações experimentam muito estresse. Nos EUA, uma base grande o suficiente já foi coletada sobre a saúde daqueles que trabalham muito no computador. Ali já foi documentado que tais pessoas sofrem do sistema nervoso periférico das mãos, assim como várias patologias do sistema musculoesquelético.

Na verdade, esses fatos são assustadores. A rápida informatização nos Estados Unidos começou apenas nos anos 80 do século passado. E depois de nove anos, o número de pessoas com doenças das articulações das mãos de usar o PC aumentou 3 vezes . Agora os médicos americanos acreditam que cada quinta pessoa tem uma doença ocupacional que funciona muito em um PC.

O complexo dessas doenças é chamado RSI (Lesões por Esforços Repetitivos – uma doença crônica das mãos). Na Inglaterra, há uma organização especial que reúne vítimas do RSI, bem como advogados, médicos e psicólogos que estão prontos para ajudar essas pessoas. Este é um problema muito difícil, pois o número de vítimas dessa doença continua crescendo a cada ano.

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Os médicos podem chamar essas doenças de diferentes maneiras, mas todas estão associadas à inflamação dos tendões e se manifestam como dores nas mãos. Agora essas doenças são consideradas profissionais . Muitas empresas sofrem perdas no tratamento desses pacientes.

Ao trabalhar no computador, não há esforço físico forte. Sobretensão ocorre devido ao fato de que por um longo tempo o mesmo tipo de movimento com o mouse e teclado.

Além disso, muitas terminações nervosas estão localizadas na ponta dos dedos . Ao trabalhar com o teclado, eles ficam constantemente irritados, por isso sua sensibilidade diminui e a transmissão de impulsos nervosos para o cérebro é perturbada. Então há cãibras dos músculos das mãos e as habilidades motoras finas da mão estão quebradas.

O dedo indicador da mão direita é especialmente forte . Você pode organizar convenientemente na cadeira, navegando pelos sites, mas você tem que clicar constantemente no mouse. É assim que surgem movimentos de longo prazo do mesmo tipo.

Portanto, é muito importante fazer os minutos de jejum. Neste momento, faça alguns exercícios para as mãos e dedos. Então você mantém sua flexibilidade e mobilidade.

Certifique-se de incluir estes exercícios simples em sua ginástica matinal , que ajudarão a manter o tônus ​​muscular, esticar suas articulações e melhorar a circulação.

  1. Punho Por um segundo, aperte os dedos firmemente em um punho. Em seguida, force-os e separe os dedos o máximo possível. Repita 6 vezes.
  2. Alongamento Estique as mãos na sua frente, palmas para baixo, dedos apertados uns aos outros – Um. On Two – Espalhe os dedos o máximo possível. Repita 6 vezes.
  3. Escova de círculos. Realize movimentos circulares com o pulso de um lado e do outro. Faça 10 voltas em cada direção.
  4. Ascensão Estenda os braços para a frente, palmas para baixo, relaxe. Lentamente, levante as palmas das mãos para cima e abaixe-as. Repita 10 vezes.

Os mesmos exercícios podem ser feitos durante uma pausa no meio do dia, se você quiser descarregar suas articulações.

Item 5. Veia nas pernas

Cientistas americanos, após estudos de 13 anos em larga escala de milhares de trabalhadores de escritório, fizeram varizes entre as três doenças mais comuns que se desenvolvem entre aqueles que se sentam à mesa por mais de 6 horas.

E neste caso, esportes e um estilo de vida saudável não são muito eficazes, porque veias, infelizmente, não é elástico, o que leva facilmente a sua forma original. Com a longa sessão, a parte inferior do corpo fica dormente e todo o fluxo sanguíneo nas pernas se deteriora. Além disso, coágulos sanguíneos são possíveis. Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia descobriram que, após dois anos, os trabalhadores de escritório têm 2,2 vezes mais chances de desenvolver trombose.

Se você está familiarizado com esta situação e você sente que depois de uma longa sessão você precisa “dispersar”, então você precisa tomar medidas urgentes .

Sempre que possível, levante as pernas: coloque-a em pé quando estiver no computador, levante-a mais alto, se simplesmente relaxar. Então O conhecido hábito americano de levantar as pernas para a mesa é um excelente método para prevenir varizes.

Domine alguns exercícios para os pés e canelas e faça-os pelo menos uma vez por dia. Role do calcanhar ao dedo do pé pelo menos algumas vezes. Ou aperte os dedos dos pés e ande assim. Você pode fazer esses exercícios simples, mas eficazes. Eles melhoram a circulação sanguínea na pelve. Portanto, útil para quem se senta muito no computador.

  1. Agachamentos profundos. Coloque as pernas mais largas do que os ombros, braços para cima. Faça 20 agachamentos profundos. Certifique-se de expirar quando estiver de pé!
  2. Flexões da mesa – 20 vezes. Expire para sair da mesa.
  3. Exercícios de alongamento:
  • Coloque as pernas mais largas que os ombros, com as mãos apoiadas na mesa. Sem dobrar as pernas, toque o polegar esquerdo com a mão esquerda. O mesmo para a mão direita. As encostas fazem como você exala.
  • Conecte as pernas juntas e enquanto você expira lentamente, curve-se para trás, segurando suas mãos na mesa. Lento, incline-se para frente e, ao expirar, segure a parte inferior da perna por dentro.
  • Fique em pé sobre os seus dedos e, lentamente, ao expirar, estenda a mão por trás das mãos.

Em todos esses exercícios, a exalação é muito importante . Ele permite que você melhore o movimento do sangue através das veias, alivia a dor e a circulação do lastro.

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Área de risco especial

O computador está firmemente estabelecido em nossa vida. Milhões de pessoas passam dias inteiros atrás dele. Espero que você tenha certeza de que todos aqueles que se sentam muito arriscam sua saúde .

Isso se aplica não apenas àqueles que se dedicaram ao negócio on-line. A questão de como manter sua saúde deve envolver contadores, gerentes e programadores. Todos eles são obrigados a passar todo o dia de trabalho na mesma postura no computador.

Mas os info-empresários e freelancers são uma zona de risco especial . Os funcionários, pelo menos, são forçados a trabalhar e, assim, se mudar. Mas aquele que escolheu “nadar livremente”, na maioria das vezes desde a manhã, senta-se ao computador e trabalha até ficar fraco e cair na cama. Sua vida é praticamente sem movimento. Cuide-se.

Na Austrália, existe uma lei que limita o tempo de trabalho seguro no computador. Este período não deve exceder 5 horas . O que impede você de definir o mesmo limite?

O que eu ainda mantive em silêncio ao considerar este tópico – sobre preocupações mais sérias dos médicos. Estamos entrando em uma área que ainda não foi totalmente explorada. Ao trabalhar atrás de um PC, a posição do corpo muda, o aparelho vestibular reage a ele. Com o tempo, a pessoa fica mais difícil de manter o equilíbrio, há ruído nos ouvidos. Os médicos acreditam que, em humanos, a regulação nervosa não é apenas perturbada, mas processos neurodegenerativos mais profundos são possíveis .

Os cientistas recomendam mudar o modo e o ritmo do trabalho no computador. Mude para outro com freqüência, as técnicas de relaxamento , claro, têm um bom descanso. Não limite sua vida dentro do monitor. No computador, tente gastar no máximo três horas por dia, se possível.

Adicione mais movimento e atividade à vida. Não é suficiente fazer pausas para aquecer. É necessário sair para uma caminhada. Segundo os especialistas da OMS, a baixa qualidade do ar nos priva de cerca de 10 a 15 anos de vida .

Finalmente, algumas palavrasa melhor forma de terminar de trabalhar 
com um computador .

Não se apresse em levantar-se rapidamente de forma abrupta. Sente-se por alguns minutos com os olhos fechados. Imagine um quadrado preto à sua frente e depois desenhe uma cesta. Colete todas as suas emoções negativas em uma bola e envie-as para a cesta. Em seguida, clique no botão “Apagar”. Sinta-se calmo e quieto. Massageie seus olhos e levante-se.

Experiência pessoal

Considere todos os pontos descritos aqui como seu grupo de risco. Se você quer preservar a saúde e viver por muito tempo, organize-se para evitar as duras conseqüências do seu trabalho.

Houve uma época em que eu estava fortemente motivado por um cachorro. Mas depois que ela se foi e eu notei em meu amor por muito tempo sentado, eu, em primeiro lugar, comprei um pedômetro para que eu pudesse fazer pelo menos 10.000 passos na rua todos os dias, e em segundo lugar, comecei a dançar.

Meus exercícios matinais começam com um complexo especial para as articulações, depois há um pequeno complexo de yoga e, em seguida, um círculo. Além disso, tenho uma placa Evminov na minha casa. Use-o para apoiar bem a coluna.

Escrevo artigos à mão , sentado no sofá, enquanto minhas pernas estão levantadas e deitadas no fitball. Além disso, na minha agenda, ainda tenho tempo durante o dia para o exercício.

É verdade que, com os olhos, eu agora faço um pouco (me arrependendo). É que de vez em quando faço meditações relaxantes e ao mesmo tempo faço compressões de chá aos meus olhos.

Mas tenho planos de reconsiderar minha rotina diária. Então definitivamente encontrarei um lugar para praticar meus olhos. Como se costuma dizer, não há limite para a perfeição.

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